Educação Ambiental na Escola Pública

Antes de inciar qualquer projeto que trate das questões ambientais, necessitamos saber com clareza onde estamos pisando, ou seja:

  1. Por quê?
  2. Onde?
  3. Como?
  • Quais os motivos que me levaram a realizar um projeto de educação ambiental nesta ou naquela instituição?
  • Local onde o projeto será realizado?
  • Como iniciar e viabilizar o projeto?
Esses três questionamentos parecem fácil de responder, porém envolvem uma série de dados dependendo do projeto que pretendo realizar.
Quado iniciei o Projeto "Semeando para o amanhã"na Escola Estadual Eugênio Mariz de Oliveira Netto na Zona Sul de São Paulo procurei verificar a situação ambiental da Região onde a Escola está inserida através de levantamento histórico e geográfico da ocupação do solo na região. Dentro desse contexto inseri a escola levando em consideração a comunidade por ela atendida, número de alunos matriculados, os entornos como relevo, tipo de solo, vegetação nativa, problemas com o lixo, depredação do patrimônio público, poluição das águas, erosão, doenças de veiculação hídrica, etc.
Feito esses levantamentos iniciei o projeto a partir da situação ambiental mais crítica vivenciada pela escola.
Ao escrever o projeto tomei o cuidado de "amarrar" as atividade práticas com os conteúdos curriculares.
Dessa forma após 14 anos de projeto consegui atingir o objetivo maior, ou seja resgatar e agregar valores a partir da prática de educação ambiental.
Inciamos com a coleta seletiva que tinha como objetivo maior trabalhar a conscientização e arrecadar verbas para outros projetos. Com a verba da venda do lixo compramos ferramentas e sementes cujo objetivo era recuperar o solo da escola através de técnicas agrícolas. 
Conseguimos recuperar o solo e produzir hortaliças para a merenda escolar. Com a produção em alta passamos a trabalhar o reaproveitamento de sobras como talos e folhas de hortaliças e a reeducação alimentar.
Detectamos através do posto de saúde da região através de pesquisa que boa parte das doenças que atingiam crianças eram causadas pela qualidade da água.
Iniciamos a coleta e análise da água da Represa do Guarapiranga com equipamentos fornecidos pela UFSCar e a partir das análises iniciamos o trabalho de conscientização da comunidade.
Ao findar o projeto por intransigência do Governo do Estado, tínhamos uma horta com 29 canteiros produzindo, uma horta de ervas medicinais, um viveiro de plantas nativas, coleta seletiva, laboratório para coleta e análise da qualidade da água, reeducação alimentar e recuperação de cadeiras e carteiras através de um trabalho de marcenaria.

VEJAM AS FOTOS: E ACESSE: www.youtube.com/caetano532








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