Postagens

Problemas com o lixo?

Não ponha lixo na calçada pois os animais irão rasgar a  embalagem e esse material se espalhará, atraindo roedores e  insetos transmissores de doenças. Ao entrar em decomposição, o lixo libera um líquido de  cor escura que chamamos de chorume, o qual, ao penetrar no  solo, pode contaminar o lençol freático. Quando descartar objetos cortantes como copos ou garrafas  de vidro, tome o cuidado de embalá-los em jornal para  que não cortem a mão daqueles que manusearão o material. Utilize os pequenos espaços ociosos, jardineiras, embalagens  descartáveis e pneu velho para cultivar flores, ervas e  temperos. Mantenha o terreno limpo para evitar o aparecimento de  animais peçonhentos. Nunca jogue os restos de entulho nas ruas ou deixe no quintal, pois pode entupir bueiros na época das chuvas, causando  enchentes, ou atrair aranhas e escorpiões que gostam de  fazer seus ninhos debaixo desses materiais. Se houver terreno baldio na sua vizinhança servindo  como depósito de lixo e juntando

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Reveja seus hábitos e costumes quanto ao uso racional da água. Não permita que fiquem com o chuveiro ligado por mais do que 15 minutos. Incentive sua família a ligar o chuveiro, molhar o corpo, desligá-lo enquanto se ensaboa e religá-lo apenas para o enxágue. Use balde para lavar o carro. Lave-o apenas uma vez por semana. Canalize a água da máquina de lavar para um reservatório coberto, de tal forma que ao terminar a lavagem da roupa, a água fique armazenada e possa ser usada posteriormente para lavar calçada e quintal. Separe o lixo em sua residência em dois cestos, um para os restos de comida, e outro para os demais materiais, tomando o cuidado de não juntar materiais recicláveis com os não recicláveis (guardanapo, papel higiênico, madeira etc.). Se houver espaço em seu terreno, crie o hábito de enterrar os restos de alimento que, no futuro, servirão como adubo para suas plantas. Não fique angustiado se o lixeiro juntar os materiais ao por no caminhão de coleta. Em muitas cidades, a

BUSCANDO NOVOS CAMINHOS

As medidas rumo às mudanças tão esperadas podem começar em nossas casas e em nossas escolas. Procure informar-se sobre as condições ambientais da sua região através dos órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs), escolas e sociedade civil. Participe das associações civis locais. Cobre dos seus vizinhos ações que visem a melhoria do ambiente, já que compartilham do mesmo espaço. Procure o órgão responsável pelo planejamento urbano da sua cidade para saber se existe uma projeção para o futuro quanto ao crescimento urbano, demanda por água e gerenciamento do lixo. Não permita que vizinhos ou pessoas coloquem fogo na vegetação, pois isso prejudica a sua saúde, os animais e a atmosfera.

DESCOMPROMETIMENTO...

A educação ambiental na escola precisa ser um processo constante, pois muitas crianças não recebem nenhuma informação ou educação de seus pais, porque estes também desconhecem os caminhos para a busca de alternativas de melhoria da qualidade de suas vidas, ou não têm quem os oriente e estimule. Não importa a localização de sua unidade escolar, o que conta, na realidade, são os problemas vivenciados dia a dia por você, caro educador, e por seus alunos. Garanto a você que foram muitos e muitos os momentos de reflexão que tive durante o período que trabalhei na escola pública e privada, e posso garantir que conheço a angústia do educador ao enfrentar salas de aula lotadas, degradação do patrimônio público, desvalorização da vida, falta de participação nas questões que envolvem benfeitorias para a escola e para a comunidade, descomprometimento com as questões políticas e sociais que nos cercam, irreverência, fome, desnutrição, problemas familiares diversos, comportamento agressivo etc. Ap

NO MERCADO EDUCACIONAL NÃO EXISTEM RECEITAS PRONTAS

No mercado educacional não existem receitas prontas. Se trabalhássemos de acordo com a realidade que nos cerca, sem importar modelos educacionais, certamente estaríamos construindo a verdadeira Educação. Quantos de nós já pensamos em desistir, mas ao olhar para o passado e para o presente acabamos por reavivar a chama e o desejo quase inexplicável de mudar, de transformar vidas. Vidas de pessoas que por um momento sentiram tudo fracassar, mas com apenas um olhar para o horizonte, transformaram-se em verdadeiras vencedoras. Não estou me referindo a vencedores levando em consideração apenas os bens materiais, mas sim aqueles que conseguem abrir o horizonte com apenas um olhar. Um olhar que é capaz de desbravar o futuro e de enxergar no outro, não a parte que falta em você, e sim aquela que irá completar sua existência. Essa parte é feita de caráter, honestidade, compreensão, respeito, liberdade, direito à vida, à saúde, a um bem-estar sadio, a uma educação de qualidade.

A TEORIA SEM A PRÁTICA E A PRÁTICA SEM A TEORIA POSSUEM POUCO VALOR

Um bom projeto nasce das necessidades comuns da maior parte da comunidade. Discuta com eles, busquem juntos caminhos que possam contribuir para a melhoria não somente da sua escola, mas da comunidade como um todo. Ajude-os a exercer a plena cidadania. Oriente-os a lutar por seus direitos. Participe das sociedades amigos de bairro e não esqueça que é através das contradições, das diferenças e das divergências de opinião que nasce a esperança. É através do respeito às opiniões contrárias que se constrói algo. Lembre-se: uma casa não é feita somente de tijolos assentados uns sobre os outros; é preciso, antes de mais nada, um bom planejamento e uma boa base de sustentação. Uma coisa que tem chamado muito a minha atenção – e me perdoem se realmente ofendo alguém com minhas afirmações – é o fato de pesquisar e pesquisar várias obras e encontrar, em sua maior parte, teóricos da Educação que consultam pilhas e pilhas de livros e nos dão receitas para que possamos seguir, passo a passo, os cam

PROFESSOR FACILITADOR?

Imagem
  Nesses anos em que estou na área da Educação, tenho vivenciado várias experiências. E, por ser um fanático pelas questões ambientais, também tenho percebido muitos equívocos quanto a essa questão. Muitos afirmam que devemos preservar as florestas, os animais e os rios. Projetos de coleta seletiva de lixo são implantados por muitos curiosos apenas para mostrar que estão realmente envolvidos com as questões ambientais. Muitas vezes, o aluno e a comunidade são os últimos a saber que o professor cultiva uma horta. Noutras, o professor nem sabe quais são, realmente, as prioridades daquela comunidade. Deixe o seu aluno sentir o gosto pelo fazer, deixe que ele veja os frutos de seu trabalho. Não esqueça, professor: você deve ser apenas o facilitador. O que vemos são projetos sem a mínima organização, sem objetivos claros. Muitos, inclusive, chegando ao absurdo de serem implantados por apenas um bimestre ou semestre. É como se, em um passe de mágica, os problemas pudessem ser resolvidos em a