Postagens

Egoismo, medos e frustrações

Tanto valores morais quanto espirituais devem ser despertados na criança de modo simples, objetivo e direto dessa forma ela passa a reconhecer em si mesma, na vida cotidiana e nos outros uma gama de possibilidades que ajudam a eliminar medos e frustrações. Medos e frustrações em muitas ocasiões são gerados pelo egoísmo e pelo egocentrismo fruto de uma sociedade extremamente capitalista que visa o “bem estar” individual esquecendo que vivemos em sociedade; portanto, o coletivo deve permear nossas ações.  Na medida em que vencemos as barreiras do medo abrimos portas de um imenso universo fazendo aflorar as habilidades natas de cada cidadão e assim despertamos a criatividade. Que tal aprender a viver em sociedade...

Egoismo, medos e frustrações

Tanto valores morais quanto espirituais devem ser despertados na criança de modo simples, objetivo e direto dessa forma ela passa a reconhecer em si mesma, na vida cotidiana e nos outros uma gama de possibilidades que ajudam a eliminar medos e frustrações. Medos e frustrações em muitas ocasiões são gerados pelo egoísmo e pelo egocentrismo fruto de uma sociedade extremamente capitalista que visa o “bem estar” individual esquecendo que vivemos em sociedade; portanto, o coletivo deve permear nossas ações.  Na medida em que vencemos as barreiras do medo abrimos portas de um imenso universo fazendo aflorar as habilidades natas de cada cidadão e assim despertamos a criatividade. Que tal aprender a viver em sociedade...

Fome crônica

Bíblia e Ciência A língua da criança que mama fica pegada, pela sede, ao céu da boca; os meninos pedem pão, e ninguém há que lhe dê. Os que se alimentavam de comidas finas desfalecem nas ruas; os que se criaram entre escarlata se apegam aos monturos (lixo) Lamentações 4: 4,5 A produção de alimento aumenta mais rapidamente do  que a população mundial, porém os países subdesenvolvidos  têm, hoje, um contingente de famintos da ordem de 950 milh ões de pessoas. Ao mesmo tempo, a cada sete segundos, morre  uma criança de fome no mundo em função da subnutrição. (Organiza ção das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação  FAO, 2008) O que aconteceu a cerca de dois mil anos atrás sem tecnologia de produção repete-se em pleno século XXI com todo aparato tecnológico. O que está acontecendo... A ciência avançou ou retrocedeu?

Fome crônica

Bíblia e Ciência A língua da criança que mama fica pegada, pela sede, ao céu da boca; os meninos pedem pão, e ninguém há que lhe dê. Os que se alimentavam de comidas finas desfalecem nas ruas; os que se criaram entre escarlata se apegam aos monturos (lixo) Lamentações 4: 4,5 A produção de alimento aumenta mais rapidamente do  que a população mundial, porém os países subdesenvolvidos  têm, hoje, um contingente de famintos da ordem de 950 milh ões de pessoas. Ao mesmo tempo, a cada sete segundos, morre  uma criança de fome no mundo em função da subnutrição. (Organiza ção das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação  FAO, 2008) O que aconteceu a cerca de dois mil anos atrás sem tecnologia de produção repete-se em pleno século XXI com todo aparato tecnológico. O que está acontecendo... A ciência avançou ou retrocedeu?

Interferência no ciclo hidrológico

A  vegetação é responsável pela proteção das margens dos corpos d'água. A copa das árvores formam um grande guarda chuva e através de suas folhas as gotas são amortecidas evitando assim um impacto maior sobre o solo quando a chuva se precipita. Seu sistema radicular abraça a terra e facilita o escoamento da mesma pelas aberturas feitas pelas raízes. Por outro lado através do processo de evapotranspiração as folhas liberam vapor para  a atmosfera.  Esse vapor junto com o vapor liberado pelos corpos d´água se condensa na atmosfera e se precipita abastecendo lençóis subterrâneos, lagos, e oceanos. Essas características são alteradas quando sofre transformações no campo onde ocorre os desmatamentos e as queimadas. Através das queimadas  diminuímos a massa verde interferindo no ciclo hidrológico e provocando erosão do solo, além de destruir o solo eliminando macros e micro organismos. O material particulado é levado pelas chuvas em direção aos cursos d'água fazendo secar rios, torna

Interferência no ciclo hidrológico

A  vegetação é responsável pela proteção das margens dos corpos d'água. A copa das árvores formam um grande guarda chuva e através de suas folhas as gotas são amortecidas evitando assim um impacto maior sobre o solo quando a chuva se precipita. Seu sistema radicular abraça a terra e facilita o escoamento da mesma pelas aberturas feitas pelas raízes. Por outro lado através do processo de evapotranspiração as folhas liberam vapor para  a atmosfera.  Esse vapor junto com o vapor liberado pelos corpos d´água se condensa na atmosfera e se precipita abastecendo lençóis subterrâneos, lagos, e oceanos. Essas características são alteradas quando sofre transformações no campo onde ocorre os desmatamentos e as queimadas. Através das queimadas  diminuímos a massa verde interferindo no ciclo hidrológico e provocando erosão do solo, além de destruir o solo eliminando macros e micro organismos. O material particulado é levado pelas chuvas em direção aos cursos d'água fazendo secar rios,

Projeto vivenciando valores - Ética e Cidadania

Imagem
PROJETO NOVE MANEIRAS DE MUDAR O MUNDO Esse projeto foi aplicado em uma rede de escolas particulares onde trabalhamos, amizade, amor, solidariedade, companheirismo, cooperação, tolerância, etc. Dezembro o tema era cooperação e ao lado da ilustração aparecia a seguinte mensagem: Aprenda com a natureza. As árvores com suas folhas formam um grande guarda-chuva e através de suas folhas as gotas são amortecidas evitando a erosão do solo e facilitando a penetração da água. Para manter o ambiente saudável é necessário a cooperação de todos e se cada um exercer o seu papel de forma consciente poderemos almejar um mundo melhor.