Gestão Empresarial

É incrível como ainda percebemos que muitas organizações insistem em continuar produzindo com base  no modelo de produção adotados no século XVIII fruto da Revolução Industrial.
O Fordismo com sua linha de produção em massa e em série e o Taylorismo baseado em cronometrar o tempo gasto por um trabalhador na linha de produção para produzir uma determinada peça.
Trabalhadores eram tratados como máquinas e não havia a menor preocupação com a qualidade de vida.
Esse fato foi muito bem retratado no filme Tempos Modernos  de Charles Chaplin. Como sabemos que nem tudo está perdido encontramos um modelo de gestão de colaboradores está de acordo com a era pós-moderna.
Foi em Bertioga, litoral paulista que nos deparamos com a empresa GC GESCON - GESTÃO DE CONDOMÍNIOS. Uma empresa preocupada com o bem estar dos seus colaboradores, pois reconhecem que o bem mais precioso que possuem são pessoas.
Essa empresa possui espaços especiais que torna-a diferente das demais. Os espaços são amplos e bem arejados e com boa iluminação natural. Bem diferente das empresas que colocam colaboradores em pequenas baias confinados aumentando significativamente o nível de estresse.
No andar superior existe um espaço bem planejado onde os colaboradores podem subir para comer frutas que ficam a disposição dos mesmos. Saindo para o terraço a visão é maravilhosa, pois o contato visual com a natureza é um privilégio que poucos possuem. Trata-se da vegetação de Mata Atlântica que cobrem as montanhas margeando um pedaço do Oceano Atlântico. Como se não bastasse esses fatores a preocupação ambiental também está presente. A água da chuva é toda captada, tratada e reutilizada. Placas de captação de energia solar são usadas para aquecer a água.
O mais importante fator é o investimento na qualidade de vida de seus colaboradores onde palestras motivacionais estão passando a fazer parte do cotidiano da empresa.

Parabéns A Gescon pela iniciativa.

Prof. Caetano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1