O Equilíbrio


Por vivermos em uma sociedade  que não para, a cada momento lidamos com novas tecnologias disponibilizadas em nossos aparelhos de celular. O que ocorre é que descartamos o antigo sem usufruir de todos os recursos que ele pode oferecer. Com o novo equipamento ainda mais moderno não será diferente.
Aplicando esse fato a Gestão de Pessoas, percebemos que não é muito diferente. Pessoas querem atingir o sucesso pleno de forma rápida utilizando soluções e técnicas rápidas, mas sem saber como usá-las. 
Para R. Covey essas soluções são chamadas de band-aids e aspirinas sociais, que davam a impressão de até resolver problemas sociais agudos, porém deixavam intocados os problemas crônicos. Segundo o autor era o que se poderia chamar de Ética do Caráter considerada a base do sucesso. A ética do caráter era pautada em valores como, integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, diligência, modéstia, etc.
Após a Primeira Guerra  Mundial houve uma mudança de foco da ética do Caráter para a Ética da Personalidade. Essa ética é baseada nas técnicas de relações públicas e humanas e atitude mental positiva. Sorrisos conquistam mais amigos do que cara feia, e a mente humana pode conquistar qualquer coisa que consiga conceber e acreditar. Diante dessa mudança passou-se a utilizar uma abordagem quase que enganosa. Passamos a utilizar técnicas que levem as pessoas a gostar umas das outras. Fingir interesse pelos hobbies alheios para arrancar o que pretendiam ou a usar o poder da intimidação para alcançar sucesso.
A ética do caráter em vez de ser usado em seu sentido mais amplo, passou a utilizar técnica de influência imediata, a estratégia do poder, a habilidade na comunicação e a atitude positiva.(Covey,1989)
Não podemos descartar a Ética do Caráter e a Ética da Personalidade, mas sim diferenciar uma da outra em relação ao sucesso.
É preciso descobrir o ponto de equilíbrio entre a Ética do Caráter e a Ética da Personalidade. Para tanto conheça a si mesmo levando sempre em consideração o que é bom para você e ao mesmo tempo para a sociedade.

Até Breve... O Mochileiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1