A ética do cuidado


A vegetação natural ao ser retirada elimina-se habitat natural de várias espécies de animais. Dessa forma interfere-se na cadeia alimentar e contribui para a disseminação de pragas.
Precisamos produzir em escalas cada vez maiores, pois a população cresce e precisa de alimento. Para tanto não precisamos destruir, mas sim produzir respeitando a capacidade de suporte da terra, interferindo no ambiente natural causando o menor impacto possível é uma possibilidade que está nas mãos do homem racional.
Valores como, respeito, solidariedade, amor, cooperação não podem ser esquecidos, pois abre um leque de possibilidades que garantirão não só o nosso bem-estar, mas o das gerações futuras.
Onde está o respeito? Como fica nesse caso o amor ao próximo? A solidariedade? Onde está a ética do cuidado?
Existe uma grande necessidade de resgatar espécies consumidas no passado e descobrir novas variedades, incluindo as ervas que passaram a ser tratadas como uma verdadeira ameaça ao sistema de cultivo vigente, por competir com as demais espécies voltadas para o consumo em massa.
Vejamos o que dizem Zurlo e Brandão sobre as ervas “daninhas”
“A erva é chamada de daninha quando não chega à
mesa. E não chega por uma questão de momento.
Mudam os costumes, mudam as ervas. De maneira geral brotam em solos pouco ou medianamente
férteis, e resistem à secas, pragas e doenças. Têm a
grande vantagem de ser facilmente cultiváveis, constituindo-se em fonte de alimento alternativo, de alto rendimento e baixo custo. São fontes de ferro, sais minerais e vitaminas, sendo que algumas têm usos medicinais” (ZURLO; BRANDÃO, 1990, p. 15).
Na verdade, observa-se que muitas espécies nativas desapareceram
para dar lugar às espécies exóticas trazidas pelo colonizadores. As nativas chamadas de invasoras precisavam ser exterminadas para dar lugar às culturas mais rentáveis, segundo a lógica do capitalismo.
Com a abertura de clareiras, a prática da monocultura objetivando produções exorbitantes para satisfazer as necessidades de além-mar e com o desaparecimento gradativo das espécies nativas, junto foram também os predadores naturais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1