20 ANOS E UM QUINTO DE TODAS AS ESPÉCIES TENDEM A DESAPARECER


Imagine uma pessoa se alimentando todos os dias com o mesmo tipo de alimento: arroz e feijão. Acreditamos que em um curto espaço de tempo, certamente ficaria desnutrida pela falta de outros nutrientes essenciais presentes em outras fontes como frutas e verduras, por exemplo. A mesma coisa ocorre com o solo ao praticarmos a monocultura: a planta necessita dos mesmos nutrientes, do plantio até a colheita, exigindo do agricultor cada vez mais a recomposição desses nutrientes através da adubação. Isso se traduz em custos cada vez mais elevados, os quais serão embutidos nos produtos, sobrando a conta para o consumidor final, que não tem nada a ver com esse fato.
Em função da necessidade de novas áreas para o cultivo, criação de gado e fabricação de móveis e utensílios que utilizam madeira estamos agindo como verdadeiros predadores da natureza.
As pastagens para a criação de gado ocupam cerca da metade da superfície terrestre. Se nos dias atuais, cerca da metade da superfície terrestre está ocupada pelas pastagens, imaginem com o crescimento populacional, quantas áreas, ainda terão de ser desmatadas para dar lugar a outras tantas cabeças de gado daqui a alguns anos. Por outro lado, quantas espécies terão de desaparecer em função do desmatamento para dar lugar as áreas usadas para pastagens?
Um quinto de todas as espécies tendem a desaparecer nos próximos 20 anos e os atuais parques e reservas criados para preservar o ambiente natural das plantas e animais satisfazem menos de um terço das necessidades estimadas (CORSON, 1996, p. 4). Antes de ocorrer o dilúvio, segundo a Bíblia, Deus tomou o cuidado de preservar as espécies animais e vegetais, ao orientar Noé que levasse para a arca dois animais de cada espécie, macho e fêmea e também sete pares de aves, macho e fêmea, e
que conservasse a semente sobre a face da Terra. Notem, Deus toma cuidado de manter as aves para que elas dispersem as sementes que se transformariam em árvores de todas as espécies, para servir de alimento para o homem.
Deus é zeloso, porém a humanidade está perecendo por falta de conhecimento...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1