DESMISTIFICANDO O AMBIENTE PARA FORMAR O CIDADÃO CONSCIENTE


Cada vez mais, o conhecimento do espaço onde se estabelecem as relações históricas, econômicas e sociais adquire importância na medida em que religa e integra o homem ao
seu ambiente ampliando seu campo de ação e atuação. Essa integração pode se dar de diferentes formas e entre elas está a educação ambiental que tem sido reconhecida como
um aspecto fundamental na construção de um mundo mais justo e equilibrado, já que ela não só é importante como mecanismo de conservação e preservação da natureza, mas também como meio de favorecer a integração do homem ao ambiente na medida em que aborda aspectos importantes da existência de todos os seres animados e inanimados.
Para que isso ocorra, a educação deve assumir a responsabilidade de formar o cidadão dentro de uma perspectiva prática e participativa, procurando discutir a partir de um embasamento histórico, sociológico, geográfico etc.; quando, como e com que finalidade o espaço foi transformado. Ao desmistificar esse ambiente repleto de complexidade, estaremos
fornecendo mecanismos para a atuação consciente e ao mesmo tempo facilitando a tomada de decisões na escolha de caminhos que nos conduzam a um ambiente equilibrado.
Para tanto, faz-se necessário que a escola se proponha a trabalhar não só com informações e conceitos, mas com a formação do cidadão consciente e participativo capaz de agir de forma positiva na transformação do espaço geográfico.
O desvelamento da realidade local oferece um universo acessível à aplicação do conhecimento, pois os assuntos mais significativos para o cidadão estão na sua comunidade e na sua região.
A análise do espaço local constitui referência para a compreensão de outros espaços, pois no local estão embutidos o regional e o internacional. Os problemas ambientais, também estão mundializados. Entender a maneira como no local se materializam as relações econômicas, políticas e culturais resultantes das condições gerais das transformações na sociedade
é essencial para a problemática ambiental
(PONTUSCHAKA, 1993, p.207).
Portanto quanto mais amplo e diversificado for o tratamento das questões ambientais, maior será a probabilidade de oferecer subsídios que ampliem uma visão abrangente do universo,
englobando diversas realidades, que inclui o ambiente físico, social e cultural...

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