PROFESSOR FACILITADOR?


 

Nesses anos em que estou na área da Educação, tenho vivenciado várias experiências. E, por ser um fanático pelas questões ambientais, também tenho percebido muitos equívocos
quanto a essa questão.
Muitos afirmam que devemos preservar as florestas, os animais e os rios. Projetos de coleta seletiva de lixo são implantados por muitos curiosos apenas para mostrar que estão realmente envolvidos com as questões ambientais. Muitas vezes, o aluno e a comunidade são os últimos a saber que o professor cultiva uma horta. Noutras, o professor nem sabe quais
são, realmente, as prioridades daquela comunidade.
Deixe o seu aluno sentir o gosto pelo fazer, deixe que ele veja os frutos de seu trabalho. Não esqueça, professor: você deve ser apenas o facilitador.
O que vemos são projetos sem a mínima organização, sem objetivos claros. Muitos, inclusive, chegando ao absurdo de serem implantados por apenas um bimestre ou semestre. É como se, em um passe de mágica, os problemas pudessem ser resolvidos em apenas um curto período de tempo.
De que vale preservar ou conservar a natureza se no futuro nós não tivermos as crianças para correr pelos bosques, as flores para serem oferecidas ao próximo como gratidão e amor. Amor que fatalmente se perderá, caso não seja praticado no dia-a-dia...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1