MEIO AMBIENTE, BÍBLIA E CIÊNCIA

Gen. 1: 29 
E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

A erva é chamada de daninha quando não chega à
mesa. E não chega por uma questão de momento.
    Mudam os costumes, mudam as ervas. De maneira geral brotam em solos pouco ou medianamente férteis, e resistem à secas, pragas e doenças. Têm a grande vantagem de ser facilmente cultiváveis, constituindo-se em fonte de alimento alternativo, de alto rendimento e baixo custo. São fontes de ferro, sais minerais e vitaminas, sendo que algumas têm usos medicinais (ZURLO; BRANDÃO, 1990, p. 15).

Gen. 1: 30
Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.

São as aves, mamíferos e peixes - que comem a polpa dos frutos, engolem as sementes e devolvem-nas à terra por meio das fezes. Assim, elas podem brotar e garantir a continuidade da espécie. Cerca de 10% das plantas utilizam os fatores abióticos (chuvas, ventos e rios) na dispersão e 90% delas provem das aves, peixes e mamíferos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

O Meio Ambiente e o Bem-Estar

QUEIMADAS... O QUE DIZ A BÍBLIA?