PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA
Estude com os alunos a história da criação em Gênesis, dando ênfase aos pontos que envolvem as questões ambientais na atualidade.
A entrada do pecado no mundo e a primeira contaminação da terra/assassinato de Abel por seu irmão Caim.
Construa a identidade dos seus alunos e identifique o papel que cada membro da família deve desempenhar para ter um ambiente mais saudável, livre de doenças e de poluição.
Divida a sala em grupos e atribua tarefas corriqueiras a cada um, para melhorar o ambiente da sala de aula.
Se Deus deixou toda erva verde para servir de alimento ao homem, por que comemos apenas algumas espécies? (Material de apoio: As Ervas comestíveis, livro de Cida Zurlo e Mitzi Brandão. Editora Globo, 1990).
Fazer uma pequena horta, reutilizando materiais descartáveis como, por exemplo, garrafas PET.
Distribua tarefas de cuidados e manuseio da horta e conversar sobre as diversas responsabilidades (dos funcionários da escola ao homem do campo).
Tema de estudo: o que é preciso para uma semente germinar e transformar-se em uma plantinha?
Procurar plantar sementes variadas em solos diferentes. Nem todas germinam na mesma época e em todos os tipos de solo.
Por quê? Para ilustrar usar a parábola do semeador.
Usar o livro Conselhos aos professores, pais e estudantes, de Ellen G. White, 2005, p.185 (capítulo Lições da natureza).
Incentive os alunos a separar o lixo de suas residências em dois cestos: lixo seco e lixo molhado.
Incentive o hábito de escolher bem os alimentos, evitando aqueles que apresentam embalagens dilaceradas, latas amassadas, estufadas e maior concentração de aditivos químicos.
Evitar, também, as frutas e verduras estragadas. Nestes casos denunciar aos jornais e à saúde pública da cidade.
Fazer um levantamento dos projetos ambientais que existiram no passado em sua escola, no município, no seu bairro e procurar saber por que razão foram abandonados.
A entrada do pecado no mundo e a primeira contaminação da terra/assassinato de Abel por seu irmão Caim.
Construa a identidade dos seus alunos e identifique o papel que cada membro da família deve desempenhar para ter um ambiente mais saudável, livre de doenças e de poluição.
Divida a sala em grupos e atribua tarefas corriqueiras a cada um, para melhorar o ambiente da sala de aula.
Se Deus deixou toda erva verde para servir de alimento ao homem, por que comemos apenas algumas espécies? (Material de apoio: As Ervas comestíveis, livro de Cida Zurlo e Mitzi Brandão. Editora Globo, 1990).
Fazer uma pequena horta, reutilizando materiais descartáveis como, por exemplo, garrafas PET.
Distribua tarefas de cuidados e manuseio da horta e conversar sobre as diversas responsabilidades (dos funcionários da escola ao homem do campo).
Tema de estudo: o que é preciso para uma semente germinar e transformar-se em uma plantinha?
Procurar plantar sementes variadas em solos diferentes. Nem todas germinam na mesma época e em todos os tipos de solo.
Por quê? Para ilustrar usar a parábola do semeador.
Usar o livro Conselhos aos professores, pais e estudantes, de Ellen G. White, 2005, p.185 (capítulo Lições da natureza).
Incentive os alunos a separar o lixo de suas residências em dois cestos: lixo seco e lixo molhado.
Incentive o hábito de escolher bem os alimentos, evitando aqueles que apresentam embalagens dilaceradas, latas amassadas, estufadas e maior concentração de aditivos químicos.
Evitar, também, as frutas e verduras estragadas. Nestes casos denunciar aos jornais e à saúde pública da cidade.
Fazer um levantamento dos projetos ambientais que existiram no passado em sua escola, no município, no seu bairro e procurar saber por que razão foram abandonados.
Comentários
Postar um comentário