EROSÃO - BÍBLIA E CIÊNCIA


Gen. 2: 5 e 6   
Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.

Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), cada hectare cultivado no país perde, em média, 25 toneladas de solo. Isso significa perda anual de cerca de um    bilhão de toneladas ou cerca de um centímetro  da camada superficial do solo de todo o País. 
À medida que a vegetação se torna esparsa e a superfície do solo é abalada, os pastos se tornam vulneráveis à erosão através da água, em áreas úmidas e à erosão causada pelo vento, em áreas secas. Conforme os rebanhos continuam a se expandir e os pastos são degradados, as florestas são desmatadas e as clareiras abertas são usadas como áreas de pastagens (CORSON, 1996, p.79).

Cerca de 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animais.
Em 1 hectare de terra podem ser plantados 22.500 kg de batatas e apenas 185 kg de carne bovina....

Isaías 24: 4 a 6
A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enlanguescem os mais altos do povo da terra. Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso, a maldição consome a terra, e os quais habitam nela se tornam culpados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

O Meio Ambiente e o Bem-Estar

QUEIMADAS... O QUE DIZ A BÍBLIA?