INVERSÃO DA REALIDADE

A educação ambiental empregada hoje é estimulada através da ótica jornalistica que infelizmente seleciona fatos e os relata através de um estudo minucioso do que pode ou não dar ibope.
Infelizmente a realidade socioambiental vista através desta ótica mostra a realidade invertida e muito mais propensa a influenciar indivíduos a se posicionar através de discursos distantes da realidade local.Desta forma a opinião torna-se hegemônica e voltada para uma realidade global atendendo interesses de grupos que de certa forma estão difundindo suas mensagens. É como se todos os problemas socioambientais atingissem a todas da mesma maneira.
Dessa forma a sociedade como um todo é carregada de valores de outros grupos distanciando ainda mais dos problemas locais.
Essa realidade torna-se difícil de ser mudada quando percebe-se que o foco está muito mais voltado para uma formação extremamente tecnicista porque o mercado empresarial assim o exige.
Infelizmente a tarefa árdua recai sobre o professor que cada vez mais desencanta com o sistema educacional ao ver estampado em sua frente grupos com equipamentos eletrônicos de última geração, porém distante do poder aquisitivo que permeia a realidade local.
Falta de saneamento básico, segurança, moradia digna, coleta de lixo adequada, saúde, educação de qualidade e emancipadora passa ao longe porque passamos a enxergar sob a ótica do poder econômico e político.
Virar o jogo torna-se cada vez mais difícil já que o poder funciona como uma pirâmide, onde um pequeno grupo que está no topo dita a ordem de funcionamento das coisas e o restante somente obedece sem questionamento.
Foi o que ocorreu com a implantação da progressão continuada. Copiamos um modelo europeu e simplesmente implantamos nas escolas sem que houvesse um amplo debate por parte daqueles que estavam diretamente envolvidos com o sistema educacional.
Professores estão desestimulados com os rumos da educação, pois o sistema não permite debates de ideia e formação de novos conceitos que desconstrua o que foi construído.
Com a certeza de aprovação o aluno vem para sala de aula para ouvir música no celular ou dormir nas carteiras ou para discutir assuntos banais entre si. Por outro lado a recomendação dada ao professor é que se o aluno não quer aprender não crie problemas deixe ele em paz.Dessa forma aquela minoria que ainda pretende aprofundar seus conhecimentos acaba sendo desestimulada por uma maioria que foi engolida pelo sistema.
O interessante é ouvir da boca dos mesmos políticos que criaram o sistema as seguintes palavras:- Eu estudei em escola pública de qualidade. Nesse caso sem progressão continuada e as vezes até com palmatória.Que contradição hein!
Para nossa felicidade ainda temos alguns professores que continuam procurando mudar essa realidade.
Para exigir melhorias quanto as questões sociais,econômicas e ambientais devemos reforçar o pilar que sustenta a sociedade...a educação.

PESQUISA

                             AÇÃO




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1