Como solucionar nossos problemas?


Para que os impactos ambientais possam ser diminuídos a níveis aceitáveis precisamos ter consciência dos danos e de sua origem.

A partir desse conhecimento as informações devem ser socializadas para que  a própria sociedade se organize em busca de soluções reconhecendo que em primeiro lugar estão os interesses e as necessidades da coletividade. 

Se não houver medidas que possam resgatar a cidadania através de projetos e ações comunitárias conclamando a sociedade a participar das decisões que envolvam o destino da coletividade assumindo responsabilidades e lutando pelos interesses comuns, efetivamente não estaremos contribuindo para a busca de uma vida mais digna em relação ao próximo e ao ambiente. 

Fonzar (1979) afirma que "Ninguém pode sobreviver nos grandes aglomerados humanos sem participar, pelo menos, da vida, dos sentimentos, das opiniões dos outros" E só uma cultura geral permitirá ao cidadão moderno conservar o necessário equilíbrio intelectual diante de tantos e tão variados problemas que a vida apresenta" (Fonzar, 1979, p.47)

Tanto a natureza, quanto a sociedade apresentam um dinamismo muito grande. O histórico da transformação da natureza assim como da humanidade, pode nos fornecer pistas que nos levem a compreender as mudanças ocorridas através do tempo e do espaço. Compreendendo essas transformações poderemos despertar a consciência quanto as necessidades de explorar os recursos naturais de forma racional, garantindo a sobrevivência da nossa geração e das gerações futuras.

É preciso solidariedade, igualdade, respeito aos direitos humanos e ao ambiente. Esses pontos serão atingidos a partir do momento em que as atitudes e ações possibilitem a comunidade retomar a condução do seu próprio destino. 


Até Breve...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1