Ignorando causas e efeitos
Partindo do campo do raciocínio abstrato, compartimentado, desconectado para o campo da conectividade e da ação.
Educação ambiental, problema complexo... soluções simplistas
Problemas complexos são abordados com atividades simplistas, tais como coleta seletiva de lixo, plantio de árvores e hortas, tais projetos tem beneficiado muitas ONGs que recebem verba do governo que por sua vez não fiscaliza os projetos.
Iniciam uma horta, plantam algumas mudas de árvores e logo tudo volta ao que era, ou seja áreas abandonadas.
Não há, portanto, uma discussão ampla com a comunidade, ignorando causas e efeitos .
Para que a problemática ambiental seja realmente compreendida é preciso práticas integradoras e mais abrangentes no ensino. Se a técnica não estiver relacionada com os fatos históricos, sociais e culturais, não permite formar um cidadão criativo, capaz de encontrar soluções.
Precisamos partir do campo do raciocínio abstrato compartimentado, desconectado para o campo da conectividade e da ação.
caetanoconsolo.wix.com/escritor
Comentários
Postar um comentário