AS QUEIMADAS E SEUS MALEFÍCIOS


Nos últimos dias temos presenciado o fogo se propagando em pleno período seco do ano.
As informações ainda são contraditórias com referência as queimadas principalmente em áreas de pastagem.
Muitos especialistas afirmam que as queimadas quando praticadas de maneira controlada é benéfica.
É evidente que um ecossistema como o Cerrado brasileiro adaptou-se com as queimadas. Para muitos o fogo é necessário para a manutenção da vida nesse ecossistema.
A alguns anos muitos especialistas tentam entender esse ecossistema. Durante um determinado período cientistas brasileiros isolaram uma boa área de Cerrado e não permitiram que ateassem fogo. O que se percebeu através de monitoramento foi que a vegetação sofreu alterações drásticas perdendo suas principais características em função da invasão de espécies não nativas dessa região.
O fato é que nesse ecossistema as árvores possuem a casca grossa para suportar o calor e as espécies desenvolvem-se com umidade reduzida. 
Por outro lado, não podemos esquecer que com o processo de urbanização muitas comunidades passaram a ocupar essas áreas. 
Com as queimadas nos arredores da cidade, muitas pessoas sofrem com a fumaça causada pelas queimadas sendo que as mais atingidas são as crianças e idosos.
No Brasil de maneira geral herdamos a técnica da coivara praticada pelos índios. Esses põe fogo para limpar a área e posterior plantio.
Se por um lado existem pesquisas específicas para as áreas de cerrado, não podemos tomar como base estas pesquisas e muito menos as técnicas praticada pelos índios ou fazendeiros que pretendem "limpar" o pasto para outros ecossistemas.
Existe uma ilusão de que o solo fica mais fértil depois das queimadas. É evidente que se colocarmos fogo em uma determinada área e logo a seguir chover, o capim brotará verdinho e viçoso. Tal fato ocorre justamente porque as cinzas são carregadas de potássio. Como os solos do Brasil são pobres em potássio, quando as cinzas são incorporadas as plantas se beneficiam desse nutriente.
Com o passar dos anos esses solos tendem a perder cada vez mais a fertilidade. O fogo incorporasse somente as cinzas e nada mais, seria muito bom... porém o calor queima os macro e micro organismos como, as minhocas, os cupins, etc,. e com isso galerias deixam de ser abertas dificultando a penetração das águas. Quando a água não penetra no solo ela passa a lavar o mesmo carregando nutrientes que serão depositados nas áreas mais baixas e em leito de córregos e rios. 
A lavagem das rochas, pode causar a laterização do solo Esse processo nada mais é do que a decomposição das rochas com a precipitação de óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro.
Concluindo... Se tiver ventando, se você não souber como controlar o fogo assim que ele se alastra, melhor não por fogo, pois a fumaça vai muito além dos seus limites.

DEUS condenava as queimadas

Isaías 24:10-11 "Porque a cidade fortificada está solitária, habitação desamparada e abandonada como um deserto; ali pastam os bezerros, deitam-se e devoram os seus ramos. Quando seus ramos se secam, são quebrados. Então, vêm as mulheres e lhes deitam fogo, porque esse povo não é povo de entendimento; por isso, aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe perdoará".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A parcelização e a disciplinarização do saber científico faz do cientista um ignorante especializado

SAIU DA CIDADE EM BUSCA DE REALIZAR SEU SONHO NA ROÇA - PARTE 1